Leituras imperdíveis para 2020

Chega aquela altura do ano em que mil e uma listas com os melhores livros do ano precedente transbordam na internet, para os mais variados gostos, contemplando temáticas específicas ou mais gerais. Variam muito consoante quem faz esse apanhado, se são blogs como este ou listas populares de autores de um New York Times, entre outros. A verdade é que são sempre fáceis de acompanhar e na maior parte das vezes apresentam livros que a maior parte de nós desconhece e acaba por passar a conhecer a obra literária de um novo autor, ou mesmo de um que já tínhamos ouvido falar mas que nunca nos pusemos a ler realmente.

Em vez de fazer mais uma lista dos melhores de 2019, pensei começar o primeiro post do blog antevendo quais são os livros mais esperados para 2020, a nível mundial. É normal que a lista contemple autores aclamados com obras que já são esperadas há algum tempo, pelo que muito dificilmente irás encontrar nessa lista um livro de um autor que ainda não tivesses ouvido falar. Apresento a lista em baixo, com os títulos em inglês pois alguns ainda não têm tradução prevista para português (inclui apenas 9 livros na lista, para não ser muito extensa mas dependendo do vosso feedback, existem outros que deixei fora e que ficam em stand-by):

  • Miss Austen de Gill Hornby
livro

Estão de regresso em 2020 os Hunger Games, com uma nova narrativa de Collins para esta compilação. Acaba por ser um prequela, baseando-se em cerca de 64 anos antes dos eventos da série The Hunger Games.Parágrafo

Data de lançamento previsto: 19  / maio / 2020


  • The Ballad of Songbirds and Snakes de Suzanne Collins
books by suzanne collins

Estão de regresso em 2020 os Hunger Games, com uma nova narrativa de Collins para esta compilação. Acaba por ser um prequela, baseando-se em cerca de 64 anos antes dos eventos da série The Hunger Games.

Data de lançamento previsto: 19  / maio / 2020


  • The Chain of Gold de Cassandra Clare

A coleção de Shadowhunters , muito aclamada ultimamente vê uma nova adição com The Chain of Gold. Este romance será o principal de uma nova trilogia, dando mais ênfase aos caçadores de sombras que vêm de Edwardian London. O livro e pode ser libertador em 3 de março de 2020.

Data de lançamento previsto: 19  / maio / 2020


  • Amnesty: A Novel de Aravind Adiga

O próximo lançamento de Adiga, intitulado Amnistia: a novel, fala de um imigrante ilegal em Sydney, Austrália, e as suas lutas morais com as realidades do quotidiano de lá. O autor Indo-Australiano foi um dos vencedores do Man Booker Prize, em 2008.

Data de lançamento previsto: 18  / fevereiro / 2020


  • A Long Petal of the Sea de Isabel Allende

A famosa romancista chileno-americana inconfundível com o seu estilo de escrita de realismo mágico, escreve-nos um novo conto histórico em A Long Petal of the Sea baseado em ficção que se estende por décadas e continentes, incluindo um par de crianças que fogem da Guerra Civil Espanhola.

Data de lançamento previsto: 21 / janeiro / 2020


  • The Glass Hotel de Emily St. John Mandel

Após o tremendo êxito Station Eleven, Emily St. John Mandel, lança agora The Glass Hotel. Pela nebulosa capa azul do livro prevê-se muita ficção e mistério em torno de este hotel, descrito como Hotel Caiette, um cinco estrelas localizado na ponta mais a norte da ilha de Vancouver.

Data de lançamento: 15 / fevereiro / 2020


  • Yes No Maybe So de Aisha Saeed e Becky Albertalli
book

Junção entre duas icônicas autoras e best-sellers do New York Times, Becky Albertalli (de Simon vs., Leah on the Offbeat, e What If It’s Us) e Aisha Saeed (escritora de Amal Unbound), para um novo romance contemporâneo de amor e resistência que segue o par Jamie e Maya (que, se pudéssemos ser tão ousados, poderiam ser simplesmente a sua nova dupla preferida) enquanto navegam pela sua nova amizade, um romance crescente e política próxima, enquanto procuram de porta em porta o seu candidato a senador estatal. Becky e Aisha inspiraram-se em escrever um conto sobre o ativismo existente nos bairros após a última eleição presidencial nos Estados Unidos

Data de lançamento: 4 / fevereiro / 2020


  • One Of Us Is Next de Karen M. McManus

Karen McManus leva-nos de volta a Bayview High, um ano depois de One of us is lying ter-se passado. Jogo de recriação entre verdade e ousadia, sendo a grande diferença desta recriação ser mortal. Escolher a realidade pode mostrar seus segredos mais obscuros, aceitar o desafio pode ser arriscado, até mesmo mortal.

Data de lançamento: 07 / janeiro  / 2020


  • American Dirt: A Novel de Jeanine Cummins

Um dos títulos mais esperados para 2020, o romance de Jeanine Cummins tem despertado críticas muito positivas, incluindo de grandes nomes como Don Winslow e Stephen King, este último descreveu mesmo o livro como “uma peça de trabalho soberba”. Não se sabe ainda muito para além de que a autora baseia-se numa história de imigração oportuna e formidável.

Data de lançamento: 21 / janeiro  / 2020